Símbolos Bandeira

Bandeira

Foi encontrado entre as correspondências enviadas e recebidas pelo Comerciário Esporte Clube após sua fundação em 13 de maio de 1947, o seguinte projeto do que teria sido a primeira bandeira do clube:

A julgar pela assinatura da parte inferior, o desenho possivelmente tenha sido feito por Eddie Barreiros de Mello, um dos fundadores e na época primeiro secretário do clube. No verso do documento, podemos observar um rascunho do símbolo onde o “E” de “Esporte” foi substituído pelo “S”, talvez de “Sport”, reflexos do momento em que o clube estava sendo literalmente pensado e construído.

Bandeira - Jogadores

No ano de 2011, o Criciúma Esporte Clube realizou deu o primeiro passo para realizar o sonho de ter a maior bandeira hasteada em estádio no estado de Santa Catarina.

Este sonho começou junto com o empresário e sócio do Clube, Sidnei Ronchi, que fez a doação de uma bandeira medindo 11,8 x 8,1m, uma das maiores do Brasil e a maior do estado, que entrou em campo, para delírio de toda torcida tricolor, no dia 23 de janeiro deste mesmo ano, carregada pelos jogadores.

Feito a doação, o Criciúma Esporte Clube deu início ao orçamento para o projeto de execução da obra. Na ocasião, a empresa BPM Pré Moldados doou parte do mastro para o Criciúma, porém seria necessário uma edificação com mais de 30 metros de altura para que esta bandeira pudesse flamular com toda pompa no céu do bairro Comerciário, e o Criciúma ainda teria que fazer um grande investimento para a conclusão.

Mas como realizar este sonho sem onerar o clube? Foi aí que o torcedor tricolor participou diretamente na concretização deste sonho tão almejado, através do projeto BANDEIRA TRICOLOR, onde o Criciúma mobilizou o torcedor a fazer uma doação de R$ 500,00 para ajudar na edificação da obra: um mastro com 37 metros de altura, o maior mastro já instalado em um estádio de futebol do estado.

Foram 06 meses de captação, que teve uma resposta surpreendente da torcida, que queria, junto com o Criciúma, ver a sua bandeira hasteada no pátio do estádio. Foram 172 doadores que participaram do projeto e deixaram seus nomes registrados para sempre na história do clube.

Em março de 2012, a bandeira foi hasteada pela primeira vez, em evento especial, pelo então presidente do Criciúma Esporte Clube, senhor Antenor Angeloni, Fernando Maragno (Diretor de Marketing), Sidnei Ronchi (doador da Bandeira) e Tiago Spilere Pieri (representante da BPM Pré Moldados), ao som do hino oficial do Criciúma Esporte Clube.

Bandeira do Criciuma
Bandeira do Criciuma
Bandeira do Criciuma
Bandeira - Jogadores
Bandeira - Mastro
Bandeira - Gramado
Bandeira - Hasteamento - Ana Paula Colombo

Foto: Ana Paula Colombo/Engeplus

Receba novidades e conteúdo exclusivo
Tigres pelo mundo, de Criciúma para o mundo

Patrocinadores