O Clube / Símbolos

Criciúma Esporte Clube - Escudo Oficial

Escudos

1947-1948

Foi encontrado entre as correspondências enviadas e recebidas pelo Comerciário Esporte Clube após sua fundação em 13 de maio de 1947, o seguinte projeto do que teria sido a primeira bandeira do clube:

Projeto da primeira bandeira do ComerciárioProjeto da primeira bandeira do Comerciário - 1947.
Fonte: Arquivo do Criciúma Esporte Clube.

A julgar pela assinatura da parte inferior, o desenho possivelmente tenha sido feito por Eddie Barreiros de Mello, um dos fundadores e na época primeiro secretário do clube. No verso do documento, podemos observar um rascunho do símbolo onde o “E” de “Esporte” foi substituído pelo “S”, talvez de “Sport”, reflexos do momento em que o clube estava sendo literalmente pensado e construído.

Rascunho do primeiro símbolo do ComerciárioRascunho do primeiro símbolo do Comerciário - 1947.
Fonte: Arquivo do Criciúma Esporte Clube.

Ao que tudo indica, este símbolo figurou somente no segundo uniforme do clube, utilizado entre os anos de 1947 e 1948, pois as primeiras camisas não possuíam distintivo e o terceiro uniforme receberia várias modificações.

Jogadores do Comerciário vestindo o segundo uniformeMurici (ao centro) e outros jogadores do Comerciário vestindo o segundo uniforme.
Fonte: Acervo particular de Murici José Búrigo.

1948-1978

No dia 24 de outubro de 1948, em uma partida contra o Esporte Clube Catarinense válida pelo returno do Campeonato da Liga Atlética da Região Mineira (LARM), o Comerciário estreou o seu terceiro uniforme, cujo modelo perduraria até o início da década de 1980. O novo símbolo, para fazer jus ao nome da equipe e do grupo que a mesma representava, possuía o emblema do comércio na parte central.

Segundo símbolo do ComerciárioSegundo símbolo do Comerciário.

Com esta camisa azul de gola e mangas brancas, o Comerciário conquistou os títulos do campeonato regional da LARM de 1949, 1950, 1951, 1955, 1957 e 1958.

Murici, Eraldo e Ari vestindo o segundo uniforme do Comerciário - anos 50.
Fonte: Acervo particular de Murici José Búrigo.

Na década de 1960, o futebol de Criciúma entrou em uma nova fase, com participações cada vez mais audaciosas dos times locais no campeonato estadual. O primeiro título catarinense do Comerciário foi conquistado em 1968, e o seu já tradicional símbolo ganhou a primeira estrela.

Símbolo do Comerciário com a estrela do Campeonato Catarinense de 1968.

1978-1984

Sob a primeira administração do atual presidente Antenor Angeloni, o Comerciário conduziu um processo de unificação do futebol criciumense e na Assembléia Geral do dia 17 de março de 1978 decidiu-se que o time passaria a ser chamado de Criciúma Esporte Clube. Entretanto, uniforme e símbolo permaneceram os mesmos, sendo alterado somente o nome.

Primeiro símbolo do Criciúma Esporte ClubePrimeiro símbolo do Criciúma Esporte Clube - 1978.

No dia 02 de abril de 1978, ainda de camisa azul, o Criciúma fez o primeiro jogo da sua história, em um amistoso contra o Clube Náutico Marcílio Dias de Itajaí.

Time do Criciúma Esporte Clube - 1978. Time do Criciúma Esporte Clube - 1978.
Fonte: Blog de Lédio Carmona.

Com o passar do tempo, os laços entre Criciúma e Comerciário foram se afrouxando, e o emblema do comércio foi substituído pelas iniciais “CEC” do clube.

Segundo símbolo do Criciúma Esporte ClubeSegundo símbolo do Criciúma Esporte Clube - 1978.

1984-2012

Em 1984, novamente sob a presidência de Antenor Angeloni, o Criciúma concluiu o processo de unificação do futebol da cidade, adotando novo símbolo e as cores preta, amarela e branca.

Símbolo atual do Criciúma Esporte ClubeSímbolo atual do Criciúma Esporte Clube

Posteriormente, o clube conquistou os títulos estaduais de 1986, 1989, 1990 e 1991, cada qual com sua respectiva estrela.

Símbolo do Criciúma com estrelas dos títulos estaduaisSímbolo do Criciúma com estrelas dos títulos estaduais.

Em 1991, o Criciúma foi campeão da Copa do Brasil, seu primeiro título nacional, e uma nova estrela ganhou destaque entre as demais.

Símbolo do Criciúma com estrelas dos títulos estaduais e da Copa do Brasil.

Novos títulos estaduais se seguiram em 1993, 1995, 1998 e 2005, no entanto o Criciúma decidiu por homenagear somente os títulos nacionais. Atualmente seu símbolo conta com três estrelas, referentes, além da Copa do Brasil, aos Campeonatos Brasileiros das Séries “B” e “C”, conquistados respectivamente em 2002 e 2006.

Símbolo do Criciúma com estrelas dos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.Símbolo do Criciúma com estrelas dos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.


Copyright 2012  . Neurodigital